Estratégia de sustentabilidade

Nossa busca por resultados tem como princípio a gestão sustentável em toda a cadeia de valor. Estamos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 20230 da ONU, com foco em operações sustentáveis, com a redução de emissões de gases do efeito estufa e no respeito às comunidades onde estamos inseridos.

Monitoramento Socioambiental

Fornecedores Diretos

Levamos até o consumidor final a rastreabilidade no mercado interno e externo por meio de QRCodes presentes em 100% de 
nossos produtos in natura, em três línguas (português, inglês, espanhol e mandarim).

Nos biomas Amazônia e Cerrado, somente compramos de fornecedores em consonância com os critérios do Protocolo Boi na Linha, do Imaflora. Se não houver total conformidade, o fornecedor é bloqueado.

Monitoramos 100% de nossos fornecedores diretos de gado em todos os biomas onde atuamos.

Boi na Linha

Ana Beatriz Silva Santos

Analista de sustentabilidade

Bioma Amazônia

Nossos controles de aquisição de gado no bioma Amazônia são auditados periodicamente. Em 2023, no quinto ciclo de auditoria do Ministério Público Federal no Pará (que compôs o 1º Ciclo Unificado de Auditorias na Cadeia Pecuária na Amazônia Legal) , ficou comprovado que 100% de nossas Compras estavam em conformidade socioambiental.

Foi a segunda auditoria consecutiva que registramos o índice máximo. A auditoria atestou que nossos fornecedores diretos estão fora de áreas de desmatamento, terras indígenas ou unidades de conservação e da lista de organizações envolvidas com trabalho análogo ao escravo, entre outros critérios.

100%


de fornecedores diretos monitorados

100%

de conformidade

Ciclo Unificado de Auditoria

Bioma Cerrado

De forma pioneira, fomos o primeiro frigorífico a implementar, em julho de 2023, o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, coordenado pelas organizações Proforest, Imaflora e National Wildlife Federation (NWF). À época da implantação, o protocolo estava na fase-piloto, mas já tínhamos condições de atender as demandas previstas, devido à nossa experiência anterior na gestão de fornecedores. Em abril de 2024, o documento ganhou sua versão final e teve adesão de outros frigoríficos.

Fornecedores indiretos

Nos próximos anos, um dos grandes desafios é viabilizar o monitoramento dos fornecedores indiretos. Nossa meta é chegar a 100% até 2030, aplicando os mesmos protocolos endereçados aos fornecedores diretos, em todos os biomas e para todas as unidades produtivas. Entretanto temos a intenção de antecipar para 2025 a mitigação do desmatamento indireto de nível 1, ou seja, aquele originado por fornecedores de nossos fornecedores diretos.

Em atendimento ao Protocolo Febraban – SARB26, publicamos o resultado do Monitoramento de Fornecedores Indiretos Nível 1 realizado em 2023.

Protocolo Frebraban

Controle de Origem: Meta da FriGol

 

2030 Atingir 100% de conformidade no monitoramento dos fornecedores indiretos.

“Buscamos sempre a evolução de nossos processos e, por isso, temos a intenção de antecipar a mitigação do desmatamento indireto de nível 1 para 2025″.



Carlos Corrêa, diretor Administrativo e Sustentabilidade da FriGol

Indicadores ambientais

Gestão climática, emissões e descarbonização

A gestão das mudanças climáticas faz parte da estratégia de negócios da FriGol.

Atuamos de forma orientada para minimizar as emissões e, com isso, contribuir para a descarbonização no planeta.
Usamos energia de forma consciente. Por isso, desde 2016, fazemos aquisição no mercado livre de energias renováveis e, desde 2023, estamos utilizando 100% de energia elétrica renovável em nossas operações. Dessa forma, entre 2016 e 2023, deixamos de emitir 23.516,56 tCO2, o equivalente a 2.351,66 hectares de florestas, que ocupariam a mesma área de 3.293,64 campos de futebol (padrão CBF).

Em paralelo, estamos buscando a autossuficiência de biomassa no Pará, usada na produção de vapor para as unidades industriais. Isso é possível graças a um projeto de plantio de aproximadamente 280 hectares de eucalipto, divididos entre as cidades de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, que proporcionará 100% de autonomia até 2028.

100% de energia proveniente de fontes renováveis

Inventário de GEE

Buscamos definir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e avançamos na construção de um plano de ação para reduzi-las. Em 2023, fizemos o nosso segundo Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), nos Escopos 1 e 2, com os dados do ano de 2022, tendo como referências o GHG Protocol Brasileiro, GHG Protocol Agricultura e Pecuária e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Recursos Hídricos

Contamos em todas as nossas unidades com Estações de Tratamento de 
Efluentes, que tratam 100% da água do processo utilizado na indústria, 
devolvendo-a ao meio ambiente em conformidade com as legislações vigentes.

A FriGol não está inserida em áreas de estresse hídrico, no entanto, temos como meta reduzir até 15% o consumo de água por m³/cabeça abatida até 2025.

RESÍDUOS E REJEITOS

Atuamos para reduzir, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de materiais, além de minimizar ou eliminar o envio de resíduos para aterros.

Até 2025, temos como meta incentivar a aplicação de materiais reciclados pós-consumo nas embalagens e reduzir 30% do volume de resíduos destinados para aterro sanitário.

Entre nossas iniciativas, destacamos a logística reversa de embalagens de papelão e materiais plásticos. Por meio da utilização de Certificados de Créditos de Reciclagem, em parceria com a eureciclo, garantimos a reintegração ao ciclo produtivo dos materiais reciclados.

Aproveitamos os subprodutos residuais do abate de animais para produção de farinhas de carne e osso, bem como o sebo industrial. Além disso, os resíduos orgânicos, como conteúdo ruminal e lodo, são transformados em compostos orgânicos por meio de processos de compostagem e utilizados como fertilizantes.

BIODIVERSIDADE

Cientes de nossa responsabilidade com o planeta, sabemos que a manutenção das florestas é fundamental para que a biodiversidade seja 
conservada.

Por isso, temos políticas, como a de Sustentabilidade e de Monitoramento Socioambiental, processos e iniciativas voltadas ao 
fortalecimento da biodiversidade e à conscientização de stakeholders quanto à contenção de desmatamentos e queimadas, entre outros temas relacionados.

PARCERIAS EM NOME DA SUSTENTABILIDADE