Lençóis Paulista – SP
Rua Dr. Gabriel de Oliveira Rocha, 704 – CEP: 18681-030
Tel.: +55 14 3269 3900
Água Azul do Norte – PA
Rod. PA 279, Km 75 – CEP: 68533-000
Tel.:+55 94 3427 1600
São Felix do Xingu – PA
Rod. PA 279, Km 272 – CEP: 68380-000
Tel.: +55 94 3435 1240
São Paulo – SP
Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1550 – CEP: 04711-130
Vila São Francisco (Zona Sul) – Conj. 1016 e 1017
Caso deseje entrar em contato com nosso SAC*: 0800 777 3900 ou 0800 721 4888
*Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados.
O produto que possui embalagem a vácuo se caracteriza pela retirada de oxigênio da embalagem com objetivo de aumentar a conservação do produto. A carne bovina possui um pigmento chamado mioglobina que, em contato com o oxigênio, resulta na conhecida cor vermelha de carne fresca. Desta forma, com a ausência de oxigênio, a mioglobina adquire um tom amarronzado devido a uma reação química. A cor escura da carne embalada a vácuo é apenas temporária, quando a embalagem é aberta e entra em contato com o oxigênio, em alguns minutos, volta a sua coloração original. Em relação ao cheiro, ocorre justamente pelo processo de maturação da carne dentro da embalagem sem oxigênio devido às ações das próprias enzimas do produto que o deixam mais saboroso e macio. O odor forte também é temporário e deve desaparecer em alguns minutos após a abertura da embalagem.
O produto resfriado deve ser acondicionado na temperatura 0°C a 5°C. Já os congelados devem permanecer a -12°C. Essa informação é disponibilizada na etiqueta interna do produto de acordo com a sua especificação.
Congelar e descongelar faz com que a carne perca líquidos e isso significa que pode alterar a suculência e sabor, além da possibilidade de alterar as características do produto. E isso vai acontecer no freezer de casa, que não chega a temperaturas tão baixas quanto a do frigorífico e, portanto, o processo de congelar será mais lento e resultará em perda de líquidos. Sendo assim, prefira comprar carne resfriada para consumo imediato e a carne congelada para usar posteriormente.
Não. A data de validade disponibilizada na etiqueta interna da FriGol deve ser respeitada. Após essa data, a empresa não aconselha o consumo do produto.
A carne bovina deve ser descongelada em temperatura controlada, sempre sob refrigeração. Deve ser retirada do congelamento e prontamente armazenada na refrigeração, neste caso em sua geladeira. É durante o descongelamento que a carne pode perder qualidade. Isso ocorre, pois, o processo, se realizado da forma incorreta, pode acarretar sérios problemas, reduzindo a qualidade da carne e até mesmo comprometer a saúde do consumidor.
O Serviço de Inspeção Federal, conhecido pela sigla S.I.F. é vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), este é o responsável por fiscalizar o atendimento à legislação para a manutenção dos padrões sanitários para a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis, destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. O SIF trabalha diretamente em indústrias, avaliando e inspecionando desde os animais.