PRESS RELEASE

Do campo ao mercado, saiba a origem da carne

  • by frigol
  • data 17 de janeiro de 2024

Dados de rastreabilidade são compartilhados com o consumidor final via QR Code: FriGol mostra até de qual bioma brasileiro o gado veio, com informações consolidadas pela startup Ecotrace via tecnologia blockchain

São Paulo, janeiro de 2024 – Não é prática comum olhar o prato feito e tentar adivinhar de onde a comida veio. Mas, no supermercado, já é possível saber o caminho da carne que está na gôndola, até mesmo de qual bioma o boi veio. Informações da rastreabilidade, que são usadas pelos frigoríficos comprometidos com critérios socioambientais, são compartilhadas com o consumidor final por um QR Code nas embalagens.

Em uma atualização recente, os QR Codes dos produtos FriGol passaram a informar se o gado adquirido pela empresa veio de fazendas de fornecedores diretos localizadas no bioma Amazônia, Cerrado ou Mata Atlântica, que são os três biomas onde a empresa atua.

“Atualmente monitoramos 100% dos nossos fornecedores diretos em todos os biomas onde atuamos e consideramos importante compartilhar essas informações com os consumidores por meio dos QR Codes que estão em todas as nossas linhas de produto tanto no Brasil quanto no exterior e em três idiomas (português, inglês e mandarim)”, diz Carlos Corrêa, diretor Administrativo e Sustentabilidade da FriGol.

Ciente de seu papel em prol da pecuária sustentável, no bioma Amazônia, a FriGol é signatária do TAC da Pecuária Sustentável e, neste ano, pela segunda vez consecutiva, atingiu 100% de conformidade em auditoria supervisionada pelo Ministério Público Federal no Pará. O resultado comprova que todo o gado adquirido de fornecedores diretos no bioma Amazônia respeita critérios socioambientais.

Além disso, a FriGol foi o primeiro frigorífico a implementar, em julho de 2023, o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, coordenado pelas organizações Proforest, Imaflora, e National Wildlife Federation – NWF. O protocolo está na fase piloto, mas, como a FriGol já estava preparada para as demandas que constam da versão preliminar do documento, tomou a iniciativa de implementar de maneira pioneira.

A disponibilidade dessas informações é relevante para o consumidor final, porque, de acordo com o estudo Transparency Trends 2023, feita pela  Food Industry Association e divulgada pela NielsenIQ, a proporção de compradores que se importam com a transparência sobre o que tem e como é feita a comida que consome avançou de 69% em 2018 para 72% em 2021, além de ter registrado novo salto para 76% em 2023. O mesmo estudo mostra ainda que 29% dos consumidores preferem os produtos com detalhes que vão além do rótulo.

Rastreabilidade da carne

De uma maneira simples, a rastreabilidade é a capacidade de conhecer o caminho feito por uma determinada matéria-prima. Vários mecanismos, unidos, permitem identificar a origem de um produto agropecuário desde o campo até o consumidor, o que possibilita o controle e monitoramento da movimentação daquele lote até seu destino.

No Brasil, a startup Ecotrace é uma das pioneiras no uso de tecnologia blockchain – a mesma das criptomoedas – para a rastreabilidade da proteína animal. Com ela, as informações de cada etapa formam um elo impossível de ser apagado, que é adicionado aos outros. No final, cada produto tem uma identificação única, que mostra, inclusive, que a carne não vem de abates ilegais, que é fiscalizada e que respeita todos os processos estabelecidos pela legislação.

“Quando conseguimos integrar toda a cadeia, empoderamos tanto o produtor quanto o consumidor final, dando mais visibilidade para as empresas sustentáveis e acelerando a inovação no setor de proteína animal”, diz Flávio Redi, CEO da Ecotrace

Garantia da preservação dos biomas brasileiros na palma da mão

A FriGol começou a compartilhar dados com clientes e consumidores via QR Codes nas embalagens em 2020 e agora incluiu também as informações sobre os biomas brasileiros dos quais o gado foi adquirido. Essa ação visa dar mais transparência às ações da empresa em busca da sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

“A principal vantagem do QR Code para o consumidor é a certeza de estar adquirindo um produto de origem comprovada e livre de problemas socioambientais, ou seja, seguro de que seu consumo não prejudica o planeta”, afirma Carlos Corrêa.

QR Code: passo a passo

Ao escanear o QR Code da embalagem, o consumidor tem acesso à tela inicial, que traz o tipo de corte da peça, a parte do animal em que ela estava e sugestões de métodos de cozimento. Também é possível ver em qual indústria foi produzida, a data da fabricação e a data de validade.

Ao acessar o botão “Histórico do Produto”, a primeira informação que aparece é sobre a origem, mostrando os biomas de origem daquele lote. Ela pode ser ampliada, dando acesso aos dados das fazendas, sendo possível, inclusive, ver a localização de cada uma no mapa. Cada fazenda também traz o botão “Análise Ambiental”, onde está a garantia de que não ocupa áreas de desmatamento, de invasão de terras indígenas, de invasão de Unidade de Conservação Ambiental ou embargada pelo Ibama, e que também não faz uso de trabalho escravo.

Voltando ao “Histórico do Produto”, após a informação de origem, estão os dados completos da unidade produtora da carne – com CNPJ, SIF (Serviço de Inspeção Federal), lote de produção, dados de contato e localização, e também se é uma planta apta para produzir carnes para exportação – se sim, para quais países. No final, está disponível o chat para que o consumidor possa tirar dúvidas.

Se a busca por transparência é uma tendência global de consumo, o comprador brasileiro está na ponta quando o assunto é conhecer antes de levar. A pesquisa PwC Global Consumer Insights Pulse Survey, de setembro deste ano, mostra que 51% dos brasileiros usam seus smartphones enquanto andam pelos corredores de uma loja para comparar produtos e consultar informações. No mundo, esse número cai para 36%.

Acesse um exemplo de QR Code clicando aqui ou veja abaixo imagens das telas mencionadas:

Sobre a FriGol
A FriGol é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carne bovina do Brasil. Fundada em 1992, pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a FriGol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países, distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Atendimento à imprensa:
Elaine Daffara – elaine.daffara@frigol.com.br – (14) 9.8181-0183

Sobre a Ecotrace
Sediada em Vinhedo (SP), a Ecotrace desenvolveu sua plataforma de rastreabilidade ponta a ponta baseada em tecnologia aceita pelos mercados nacional e internacional para aumentar a confiabilidade na cadeia de suprimentos de commodities. Em operação desde 2019, tem como principais clientes gigantes do setor da proteína animal, como JBS, Sampco, Swift, Seara, Minerva, Frigol, FrigoSul, Rio Maria, entre outros. Já no mercado têxtil, atua no rastreio do algodão para a Renner, que assumiu compromissos públicos de sustentabilidade até 2030. Até 2022, a Startup recebeu aportes de R$ 5 milhões com a gestora de capital venture KPTL como uma de suas principais investidoras. Foi top 5 por três anos consecutivos na lista 100 Open Startups, figurou na 25 Startups com Potencial de Crescimento em 2022 da Forbes Brasil e ganhou os prêmios iImpact – Latam Positive Impact Startup 2022 e Ibrachina Challenge by igloo Network 2021.

Informações à imprensa – Kyvo PR:
Ana Cristina Oliveira- anacris@ext.kyvo.com.br – 11 99389-2024
Guilherme Manechini – guilhermem@kyvo.com.br – 11 96984-0404
Maurício Capela – mauricioc@kyvo.com.br -11 99215-4207

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