PRESS RELEASE

FriGol tem receita líquida de R$ 786,9 milhões e lucro líquido de R$ 1,7 milhão no segundo trimestre

  • by frigol
  • data 07 de agosto de 2024

Companhia aumentou a produção e diversificou destinos das exportações no período, fazendo o primeiro embarque para o Canadá e conquistando habilitação para as Filipinas

7 de agosto de 2024 – A FriGol, uma das maiores e mais tradicionais processadoras de carne bovina do Brasil, encerrou o segundo trimestre com receita líquida de R$ 786,9 milhões, 4,4% superior em relação ao mesmo período de 2023. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 46,1 milhões, com alta de 58,7% na comparação trimestral. O lucro líquido no período foi de R$ 1,7 milhão, melhor em relação ao primeiro trimestre deste ano, quando a companhia teve prejuízo de R$ 5,1 milhões. No entanto, houve queda no comparativo com o segundo trimestre de 2023, quando o lucro líquido foi de R$ 24,1 milhões, consequência da variação cambial não caixa do trimestre.

“Nossos resultados operacionais, leia-se EBITDA, do segundo trimestre de 2024 foram 58,7% melhores que no segundo trimestre de 2023. No semestre, a melhora é ainda mais acentuada, ou 158,2% superior. Tudo isto devido à nossa estratégia de aumento de produção, custos diluídos, foco em mercados mais rentáveis e clientes mais estratégicos”, explica Eduardo Miron, CEO da FriGol.

Resultados Operacionais

No segundo trimestre do ano, a companhia abateu cerca de 169 mil bovinos, alta de 23,4% em relação ao segundo trimestre de 2023, reflexo dos investimentos feitos para aumento da produção em suas três unidades no ano passado.

O volume vendido aumentou 16,6%, trimestre contra trimestre, sendo a maior representatividade advinda do mercado interno, que se mostrou mais atrativo com margens melhores. Assim, as vendas cresceram 19,0%, com destaque para o aumento significativo em produtos de valor agregado, nas linhas BBQ Secrets, Chef, Angus e no Açougue Completo.

No mercado externo, as vendas cresceram 11,5% na comparação anual. Para Israel, o segundo maior mercado da companhia, o crescimento foi de 143,2%. Como consequência, a FriGol teve 15,9% de market share nas exportações do Brasil para Israel, uma ampliação de 5,1 pontos percentuais na comparação trimestral. O volume exportado para a China reduziu 1,8%. E, e em linha com a estratégia de diversificação de destinos, as exportações para outros países aumentaram 103,4% em volume.

Em maio, todas as unidades da FriGol foram habilitadas a exportar para as Filipinas, que se junta à Indonésia e Singapura no bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), para onde a empresa já exporta e considera um mercado promissor. Ainda no segundo trimestre, a companhia fez seu primeiro embarque para o Canadá, o primeiro destino na América do Norte.

A queda do lucro líquido na comparação anual (R$ 1,7 milhão no segundo trimestre de 2024 contra R$ 24,1 milhões no segundo trimestre de 2023) foi em grande parte fruto da variação cambial não caixa do semestre de R$ 24,5 milhões.

A FriGol encerrou o mês de junho com caixa de R$ 303,9 milhões, alta de 3,9% na comparação anual. A alavancagem melhorou materialmente para 1,3x dívida líquida/EBITDA contra 2,4x no segundo trimestre de 2023 e 1,6x no primeiro trimestre de 2024.

“São resultados extremamente saudáveis, refletindo nosso foco na disciplina financeira e esforço na gestão de capital de giro. Ainda neste ano, estamos trabalhando em novas emissões em continuidade ao nosso processo de ‘liability management’, incluindo operações suportadas pelas nossas ações de sustentabilidade”, pontua Eduardo Masson, CFO da FriGol.

Semestre e últimos 12 meses

No semestre, a FriGol acumulou receita líquida de R$ 1,6 bilhão, alta de 10,8% em relação aos R$ 1,4 bilhão registrados no primeiro semestre de 2023. O EBITDA no período foi de R$ 68,2 milhões, 158,2% maior na mesma comparação, com margem de 4,2%.

Nos últimos 12 meses, a receita líquida foi de R$ 3,2 bilhões e o EBITDA acumulado foi de R$ 188,6 milhões, com margem de 5,8%.

                                                                                       

ESG

Ao final do semestre, a FriGol lançou seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2023, que reúne os resultados financeiros, operacionais e torna público a evolução e as metas da companhia na agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). O relatório, publicado pelo terceiro ano consecutivo, segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sobre a FriGol 

A FriGol é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carne bovina do Brasil. Fundada em 1992, pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a FriGol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países, distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Saiba mais no site da FriGol.

Atendimento à imprensa:
Elaine Daffara – elaine.daffara@frigol.com.br – (14) 9.8181-0183

 

Deixe um comentário
  • O seu endereço de e-mail não será publicado.
  • Campos obrigatórios são marcados com *

    Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.