Um dos maiores desafios do mundo contemporâneo é a produção de alimentos de forma sustentável para uma população mundial crescente. Cientes de nossa responsabilidade com o planeta, temos uma série de políticas, processos e iniciativas que compõe a gestão ambiental da FriGol.
Adotamos os pilares da sustentabilidade e estamos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 2030). Essas diretrizes subsidiam a nossa gestão, que preza pelas melhores práticas socioambientais e de governança corporativa (ESG).
Monitoramos 100% dos animais originados em todos os biomas onde atuamos. Levamos até o consumidor final a rastreabilidade no mercado interno e externo por meio de QRCodes presentes em 100% dos produtos, em três línguas (português, inglês e mandarim). O monitoramento dos produtores é feito por meio da plataforma SMGeo, que avalia os critérios a seguir para as propriedades e pecuaristas:
Nos próximos anos, um dos grandes desafios é viabilizar o monitoramento dos fornecedores indiretos. Nossa meta é chegar a 100% até 2030, aplicando os mesmos protocolos endereçados aos fornecedores diretos, em todos os biomas e para todas as unidades produtivas.
Entretanto temos a intenção de antecipar para 2025 a mitigação do desmatamento indireto de nível 1, ou seja, aquele originado por fornecedores de nossos fornecedores diretos.
Em atendimento ao Protocolo Febraban – SARB26, publicamos o resultado do Monitoramento de Fornecedores Indiretos Nível 1 realizado em 2023.
Implementamos um conjunto de iniciativas com objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de materiais, bem como minimizar ou eliminar resíduos para aterros.
Entre as metas referentes ao tema, estão incentivar a aplicação de materiais reciclados pós-consumo nas embalagens e reduzir 30% do volume de resíduos destinados para aterro sanitário até 2025.
Para 2023 e 2024, fizemos contrato para aquisição de 100% de energia elétrica renovável. Com isso, vamos bater a nossa meta de empregar 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis dois anos antes do prazo, estipulado para 2025. Também iniciamos estudos para a contratação de projetos de autoprodução de energia renovável, de matriz solar ou eólica.
Contamos em todas as nossas unidades com Estações de Tratamento de Efluentes, que tratam 100% da água do processo utilizado na indústria, devolvendo-a ao meio ambiente em conformidade com as legislações vigentes.
A FriGol não está inserida em áreas de estresse hídrico, no entanto, temos metas definidas em consonância aos ODS da ONU em 2021. A nossa meta é a de redução de 15% do consumo de água por m³/cabeça abatida até 2025.
Buscamos a autossuficiência de biomassa no Pará, usada na produção de vapor para as unidades industriais, por meio de um projeto de plantio de aproximadamente 280 hectares de eucalipto, divididos entre as cidades de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu. O projeto teve início em 2021 e vai propiciar 100% de autonomia até 2028, além de contribuir para a redução das emissões atmosféricas geradas no transporte de lenha, que no Pará podem chegar à distância de 700 km. Enquanto isso, fazemos exclusivamente a aquisição de biomassa de origem certificada.
Emissões
Estamos cientes do impacto das mudanças climáticas na vida das pessoas e na condução dos nossos negócios e, por esse motivo, buscamos estabelecer metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e estamos construindo nosso plano de ação para buscar reduzi-las.